sisos

“Sabia que os dentes do siso frequentemente não tem espaço para erupcionar, ou seja, nascer na cavidade oral?

Pois é! Ou ficam inclusos, ou nascem tortos, inclinados, magoando a bochecha, forçando as gengivas… Há casos em que doem os ouvidos, a garganta, a cabeça, tudo por conta do maroto!”

Os dentes do siso, também conhecidos por terceiros molares, são os últimos dentes, situados no fundo da boca, em cada um dos extremos dos maxilares, já bem perto da garganta.

Quando nascem, isso ocorre entre os 17 e os 25 anos

normalmente, e essa erupção pode ocorrer sem provocar problemas.
Mas nem todas as pessoas têm dentes do siso por se tartar de um órgão que está em involução, ou seja, com tendência para deixar de existir.

Este facto deve-se à alimentação do homem actual, que é bem diferente da alimentação dos primeiros seres humanos

que tinham uma alimentação mais primitiva e, portanto, necessitavam de mais dentes para mastigar. Os seres humanos hoje em dia possuem maxilares mais pequenos e muitos de nós não possuem espaço suficiente para que esses dentes tardios possam crescer.

Assim, há pessoas em quem os dentes do siso se tornam inclusos, o que significa que permanecem no interior do maxilar e podem não crescer para fora.

Mas isto nem sempre é uma coisa má. Os dentes do siso inclusos não provocam obrigatoriamente sintomas ou dores e permanecem no interior do maxilar durante toda a sua vida, ou pelo menos, por um período de tempo bastante grande.

Quando os dentes do siso tentam erupcionar, empurram os outros dentes e interferem com as restaurações dentárias ou com os aparelhos dentários.

Por outro lado, um dente do siso que cresça parcialmente pode favorecer a proliferação das bactérias

e a acumulação bacteriana pode dar lugar a uma doença gengival grave, resultando na inflamação da gengiva, que fica muitas vezes avermelhada, e causando dor. Essa dor pode afetar não só os dentes vizinhos, os maxilares e as gengivas, mas causar também dores de cabeça, garganta, ouvidos e da musculatura da face.

A forma que temos de prevenir estas situações é pedindo aos nossos pacientes que tirem uma radiografia panorâmica, ou seja, uma radiografia onde aparecem os dentes todos que o paciente tem, até os inclusos

uma vez que apenas com a observação intra-oral o médico não consegue observar estes dentes. Depois, é só planear e agendar a extração do seu siso e vai ver que essas dores passarão e futuros problemas serão evitados!

Agende agora a sua consulta e cuide da sua saúde oral!

Preencha o formulário abaixo e agende sua consulta hoje mesmo. Nossa equipe está pronta para atendê-lo com cuidado e atenção.