Tagides Medicina Dentária

Vila Franca de Xira - 263 209 176 / Castanheira do Ribatejo - 263 039 841


A Dra. Bárbara Vicente responde as perguntas

Quais as suas dúvidas?


a Dra. Barbara Vicente responde a todas as  perguntas, e ao mesmo  vamos descobrindo   por dentro a Clínica Tágides Vila Franca de Xira.

T. Olá dra.! Bom dia! Como está?

B. Bom dia! Tudo óptimo e consigo?

T: Também.

B: Então, qual o motivo da consulta?

T: Então, hoje vai ser um bocadinho diferente. Quero fazer algumas perguntinhas, pode ser

B. Claro que sim!

T. Então, qual a idade indicada para colocar aparelho?

B. Bom, na verdade não existe uma idade certa para a colocação do aparelho ortodôntico. Aprimeira consulta de avaliação ortodôntica deve ser feita por volta dos 6 anos, esta deve ser feita por um especialista na área. Mas esta não é a primeira consulta que se deve fazer no dentista, toda a criança deve fazer consultas periódicas de 6/6 meses mesmo antes de nascerem os dentes decíduos, ou dentes de leite.

T. Aos 6 anos as crianças ainda têm dentição de leite, porquê fazer uma consulta tão cedo?

B. Sim, muitas vezes é necessário a utilização de aparelhos ortopédicos prévios à colocação do aparelho fixo e que devem ser utilizados no pico do crescimento ósseo. Aos 13 anos a união óssea já está quase completa pelo que a intervenção tardia pode levar à necessidade de cirurgia para corrigir o problema, algo que tentamos sempre evitar.

T. É importante ter uma boca saudável para a colocação do aparelho?

B. Sim, sem dúvida. Quando iniciamos um tratamento ortodôntico e os nossos cuidados de higiene bucal devem ser redobrados. É importante termos uma boca livre de cáries, dentes fracturados, raízes, infecções e uma boa saúde gengival.

T. Qualquer pessoa pode colocar aparelho?

B. Tem de ser feita uma avaliação de cada caso, mas sim, a colocação do aparelho não tem uma idade limite.

T. Ao inicio, o aparelho costuma magoar?

B. Sim, como a mucosa bucal não está habituada ao aparelho, pode reagir inicialmente. É normal aparecerem pequenas feridas, como aftas, nas bochecas e lábios. Por isso é muito importante a utilização de ceras, principalmente no primeiro mês. Os dentes como iniciam o movimento, podem também ficar doridos os primeiros dias.

T. De quanto em quanto tempo devo vir fazer as manutenções?

B.Mês a mês. Isto é muito importante pois tanto os elásticos perdem elasticidade como é o tempo necessário para fazer as novas activações.

T. Depois de tirar o aparelho, os dentes voltam ao sitio?

B. No final do tratamento quando retiramos o aparelho fixo é muito importante a colocação de contenções. Estas irão finalizar o tratamento. Neste caso uma removível superior e uma fixa inferior. A boa utilização das duas impede que isso aconteça.

T. Durante quanto tempo se utiliza uma e outra?

B. A contenção removível 2 anos aproximadamente, durante todo o dia, tirando apenas para comer ou praticar algum desporto, depois pode passar a ser apenas à noite. A fixa fica durante mais alguns anos, mas depende muito do caso, há quem tenha de usar para toda a vida.

T. Depois de tirar o aparelho, devo então continuar a ir ao dentista?

B. Sim claro, além de ter de haver uma manutenção das contenções, temos de zelar pela saúde dos dentes e das gengivas, pelo que é importante continuar a fazer um check-up cada 6 meses.

T: Obrigada dra.! Era tudo. Então vamos à consulta de rotina?

B: De nada! Vamos a isso.

 

Marque uma Consulta

Dra.Barbara VicenteDra.Barbara Vicente - 10 de Abril de 2016
MÉDICA DENTISTA - Mestrado em medicina dentária ISCS- Sul, Pós graduação em Ortodontia -fundação Gnathos, Pós graduação em Estética - universidade Complutense de Madrid, Pós graduação em Endodontia - clínica Pedro Cruz

Mais recomendações de; Dra.Barbara Vicente »


Partilhar na sua rede social favorita

Comentários