Tagides Medicina Dentária

Vila Franca de Xira - 263 209 176 / Castanheira do Ribatejo - 263 039 841


Dúvidas mais comuns em ortodontia

ortodontiia

O que é um especialista em ortodontia?

Um especialista em ortodontia é um profissional que além de ser graduado em medicina dentária tem um nível de especialização em ortodontia, seja uma pós-graduação, mestrado ou doutoramento.

Porquê procurar um ortodontista?

O tratamento ortodontico além de melhorar a aparência melhora principalmente a função mastigatória e a saúde oral. Ao haver um correcto alinhamento dentário este contribui para uma melhor mastigação. Quando os dentes estão apinhados ou sobrepostos, deixam de se “encontrar”, temos uma maior dificuldade de higienização. Para uma melhor higiene oral e logo uma diminuição no aparecimento de cáries e doença das gengivas, quanto mais alinhados e certinhos melhor.

Quais são os benefícios de iniciar um tratamento ortodontico cedo?

Um tratamento interceptivo em ortodontia tem em vista não só o alinhamento dentário como também a correcção e eliminação de hábitos, como o hábito de sucção do dedo ou da chucha, a interposição da língua entre os dentes, ou a má postura dos lábios. Uma visita ao Médico Dentista permite diagnosticar precocemente alguma alteração no crescimento dos maxilares e com ajuda da ortopedia, dos aparelhos amovíveis, evitar muitas vezes a cirurgia em idade adulta.

Quanto tempo pode demorar um tratamento ortodontico?

O tratamento ortodontico normalmente envolve um período de 18 a 36 meses. Em alguns casos e dependendo da seriedade do problema, poderá terminar antes ou depois. A cooperação do paciente durante todo o processo e as visitas mensais são cruciais para um bom resultado.

O que é um tratamento ortodontico-cirúrgico?

Muitas vezes chegam-nos casos já avançados em que a ortopedia já não funciona porque já terminou o crescimento ósseo dos maxilares e estruturas da face. Estes casos severos de má-oclusão e alterações nos maxilares precisam muitas vezes além do tratamento ortodontico de um tratamento cirúrgico.

Quando é que o tratamento cirúrgico é necessário?

Tanto o maxilar superior como o inferior são estruturas que têm o seu período de crescimento e são nestes que estão “encaixados” os dentes. Quando estas estruturas tiveram um crescimento disforme e não estão correctamente relacionadas entre si a correcção da mordida não dá para ser alcançada apenas com o uso de aparelhos, principalmente em pacientes adultos. O ortodontista juntamente com o cirurgião maxilo-facial terá de planear o melhor tratamento com vista a uma futura intervenção cirúrgica.

Por que fases passa um paciente com necessidade de cirurgia?

Para realizar um tratamento ortodontico-cirúrgico o paciente é igualmente observado pelo ortodontista. É realizado um estudo ortodontico com recurso a radiografias, fotografias e modelos de estudo. O paciente inicialmente usa aparelho fixo com o objectivo de nivelar e alinhar correctamente os dentes para depois ser submetido à cirurgia. Após a cirurgia volta ao ortodontista para finalizar o tratamento.

Devo então procurar um ortodontista?

Sim! O ideal é a primeira avaliação ser feita por volta dos 7 anos de idade. Uma avaliação precoce é fundamental para detectarmos problemas que mais tarde, no final do crescimento, apenas têm resolução cirúrgica. Caso esteja tudo bem o ortodontista orientará os pais a retomarem a consulta para uma nova reavaliação e possibilidade de iniciar o tratamento ortodontico quando for necessário.

Marque uma Consulta

Dra.Barbara VicenteDra.Barbara Vicente - 25 de Novembro de 2016
MÉDICA DENTISTA - Mestrado em medicina dentária ISCS- Sul, Pós graduação em Ortodontia -fundação Gnathos, Pós graduação em Estética - universidade Complutense de Madrid, Pós graduação em Endodontia - clínica Pedro Cruz

Mais recomendações de; Dra.Barbara Vicente »


Partilhar na sua rede social favorita

Comentários