dentesdeleite

A importância dos dentes de leite (dentes decíduos)

Os dentes de decíduos, comummente denominados de dentes de leite, são importantes, pois preparam a criança para a erupção dos dentes permanentes, servindo de guia para estes nascerem na posição mais correta.

Para cada dente de leite, há normalmente um dente permanente localizado próximo das suas raízes.

Estes dentes auxiliam no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face. São importantes para a pronúncia correta de palavras e, formando o sorriso, são também importantes para a autoestima da criança. Hoje em dia sabemos que a perda prematura dos dentes decíduos, por cáries e problemas associados, é um dos principais fatores de influência no desenvolvimento de problemas articulares e de oclusão na dentição permanente.

É fundamental a orientação do odontopediatra aos pais, para criar e estimular hábitos saudáveis quanto à saúde oral dos seus filhos.

Dicas aos pais:

* Os pais devem supervisionar a escovagem das crianças ao menos 2 a 3 vezes ao dia (depois do pequeno almoço, do almoço e antes de deitar). Sendo que a escovagem antes de deitar é a mais importante pois os restos alimentares não removidos pela escova estarão em contacto com os dentes durante todo o período do sono (8 a 10 horas).

* Uma pasta dentária com sabor agradável pode facilitar a aprendizagem da escovagem, mas evite que a criança engula a pasta de dentes. A deglutição contínua do fluor contido na pasta de dentes pode causar problemas de saúde.

* Evite o consumo exagerado de doces e lanches fora da hora da refeição. É melhor oferecer como sobremesa, higienizando logo após. A frequência com que ingerimos açúcar é mais prejudicial para os dentes do que a quantidade. Não só os doces contêm açucares. Também as massas, pão e até as frutas têm açúcar na sua composição.

* Não deixe de visitar o odontopediatra de 6 em 6 meses para efetuar tratamentos preventivos, como a aplicação de flúor, selantes ou o simples reforço nas orientações de higiene oral.

* É importante identificar quando o primeiro molar permanente aparece (por volta dos 6 anos de idade). Este dente não substitui nenhum dente decíduo, e serve de chave para a erupção dos restantes dentes permanentes. A higiene oral deste dente deve ser bastante efetiva para que este permaneça saudável na boca.

Se conseguirmos que a criança atravesse a sua infância sem cáries, ela provavelmente nunca mais as terá, nem na adolescência, nem na idade adulta!

Fica a dica

Agende agora a sua consulta e cuide da sua saúde oral!

Preencha o formulário abaixo e agende sua consulta hoje mesmo. Nossa equipe está pronta para atendê-lo com cuidado e atenção.