Tagides Medicina Dentária

Vila Franca de Xira - 263 209 176 / Castanheira do Ribatejo - 263 039 841


Questões sobre implantes dentários

dicas_tagides_implantes

Questões sobre implantes dentários

É cada vez mais comum os pacientes procurarem o seu médico dentista para lhe colocarem inúmeras questões sobre implantes dentários, nomeadamente o que é um implante, quais os procedimentos para colocar implantes, se é doloroso ou não, quais as vantagens em relação às próteses removíveis, entre outras questões.

Um implante dentário é um parafuso de titânio, totalmente compatível com o nosso organismo

e que serve para substituir a raiz de um ou mais dentes naturais, extraídos por qualquer motivo.

A cirurgia para a colocação de implantes é totalmente indolor, uma vez que é realizada sob anestesia local. Após a cirurgia, quando o efeito da anestesia termina, o paciente pode sentir uma ligeira dor ou desconforto, perfeitamente controláveis com analgésicos e anti-inflamatórios.

O implante é colocado no osso do maxilar superior ou inferior e, com o tempo, irá integrar-se

ou seja, formar-se-á osso ao redor do implante, o que ofará ficar firme e estável para depois poder suportar as forças mastigatórias, como se de um dente natural se tratasse. Esta osteo-integração ocorre, normalmente, entre 4 a 6 meses. Ao fim deste tempo pode colocar-se uma coroa sobre o implante, e aí a reabilitação fica completa, o que poderá levar mais um mês. Em casos de maior exigência estética, como por exemplo na perda de dentes anteriores, é possível colocar o implante e de imediato uma coroa, embora tenha um custo mais elevado bem como um nível de cuidados bastante superior. No entanto, o tempo que demora entre a colocação do implante e da coroa é variável, dependendo sobretudo da capacidade de cicatrização de cada paciente.

As estatísticas confirmam um sucesso de perto de 95% ao fim de 20 anos

sendo sempre de ressalvar que os implantes dentários precisam de cuidados tal como os dentes naturais e que se estes cuidados não forem tomados a taxa de sucesso pode ser menor. Assim, a higiene ao redor dos implantes deve ser perfeita, tal como deveria acontecer com os seus dentes naturais: escovagem, uso de fio dentário e/ou de escovilhão e, muitas vezes, recomenda-se também o uso de um jacto de água.

Há algumas contra-indicações relativas para a colocação de implantes dentários, mas não são absolutas

tais como: doenças cardíacas, diabetes não controlada, radioterapia recente, etc. Mas se não tiver nenhum quadro clínico complicado e tiver uma quantidade de osso suficiente, a colocação de um implante não levanta qualquer problema.

Mesmo que não tenha a quantidade de osso suficiente para a colocação de implantes, hoje em dia já existe forma de ultrapassar essa situação. É possível regenerar osso através de técnicas pouco invasivas e pouco dolorosas, utilizando materiais artificiais (osso artificial e membrana) ou osso da própria pessoa.

Uma grande vantagem dos implantes dentários relativamente às próteses removíveis é que os implantes ao funcionarem como dentes impedem a perda de osso e, consequentemente, retardam o envelhecimento facial. Outra enorme vantagem é o facto de ser uma solução fixa.

Assim não há o risco de os dentes lhe “saltarem” da boca quando fala ou enquanto come.

Os implantes dentários vão ajudá-lo a melhorar a sua estética, a sua mastigação, a sua capacidade de falar e de sorrir sem complexos, e diminuem até as rugas que se formam ao redor dos lábios, uma vez que mantêm o nível ósseo, ao contrário das próteses removíveis.

Hoje em dia colocar um implante é tão simples quanto sorrir!

Marque uma Consulta

Dra.Patrícia Couto SantosDra.Patrícia Couto Santos - 4 de Maio de 2016
MÉDICA DENTISTA - Licenciada pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa no ano de 2011. Médica Dentista Generalista, tendo realizado Curso de Implantologia e de Reabilitação Protética sobre Implantes com o Prof. Dr. Rogério Velasco do Instituto Velasco e encontrando- se a frequentar o Curso de Ortodontia com o Instituto de Ortodontia Cabrera.

Mais recomendações de; Dra.Patrícia Couto Santos »


Partilhar na sua rede social favorita

Comentários