escovardentes

Técnicas de escovagem para crianças

Existem várias técnicas de escovagem descritas na literatura científica para adultos e crianças. Hoje vamos descrever aqui algumas das técnicas que ensinamos na consulta de odontopediatria da Tágides.

Técnica Circular de Fone

Esta é a técnica mais simples de escovagem, está por isso indicada para crianças com menos de 6 anos, sendo simples de ensinar, ajuda também a promover o desenvolvimento das capacidades motoras necessárias para técnicas mais complexas. Esta é também a técnica menos eficaz de escovagem, necessitando assim de supervisão por parte de um adulto e, muitas vezes, de uma escovagem complementar por parte do mesmo.

* Método/Técnica: Coloca-se a escova em contacto com dois ou mais dentes, depois ativam-se as cerdas dentárias pressionando-as contra o dente em movimentos circulares (5 a 6 vezes), de seguida avançamos para outro segmento de 2 ou mais dentes.

Técnica Horizontal

Trata-se da técnica mais comum e uma das mais simples. A longo prazo esta técnica não é benéfica para o colo dos dentes por ser muito abrasiva e promover um grande desgaste. No entanto, quando complementada com outras técnicas pode ser uma boa técnica de transição para uma criança com mais de 6 anos.

*Método/Técnica: A escova e colocada sobre os dentes do lado interno ou externo, esta e depois deslocada da parte anterior até a posterior e vice-versa.

Técnica de Bass

Esta é a técnica mais eficaz de remoção de placa e bio filme, uma vez que limpa de forma a eficaz a área da margem gengival. Poder ser utilizada como complemento em crianças com mais de 6 anos que já dominam a técnica horizontal. Desta forma há uma prevenção mais eficaz de infeções periodontais e do sangramento gengival.

*Método/Técnica: As cerdas da escova devem ser colocadas num angulo de 45⁰ graus na direção da margem gengival do dente (para cima no maxilar superior, para baixo no maxilar inferior). Pressionando suavemente para que as cerdas possam penetrar entre o dente e a gengiva, movimentamos a escova no sentido horizontal. Para cada dente 10 a 15 movimentos curtos.

Dicas aos pais

* Para cada paciente devem ser indicadas as técnicas que mais se adaptam à sua classe etária, tipo de dente, tipo de gengiva e saúde oral. Algumas das técnicas aqui descritas podem estar contra indicadas para alguns pacientes. Não hesite em consultar o seu odontopediatra para saber qual a técnica de escovagem mais correta para o seu filho!

Agende agora a sua consulta e cuide da sua saúde oral!

Preencha o formulário abaixo e agende sua consulta hoje mesmo. Nossa equipe está pronta para atendê-lo com cuidado e atenção.