desvitalizar_dentes

“Vale a pena desvitalizar os dentes?

É muito natural recebermos aqui doentes com dores de dentes, infeções e elementos dentários bastante danificados. Muitas vezes neste caso a única opção é desvitalizar o dente para que ele possa continuar na boca. Ficará sem a polpa, mais conhecida como o “nervo”, mas ficará funcional.

Mesmo desvitalizado um dente continua a ter função mastigatória e estética o que é bom!

A boa maneira do Norte do país: isto tudo é muito bonito mas …. Vai doer? É muito caro? Três consultas ou mais? É garantido que nunca mais vou ter problemas com este dente? E se depois partir?

São tantas as condicionantes que até dá a impressão de que não vale a pena o esforço. Parece mais simples eliminar o problema e extrair o dente. Ficamos logo despachados e livres de dor, de infeção e de correr o risco de ver o nosso investimento ir “por água abaixo” passado um ano ou dois. A extração é uma opção, sem dúvida. Certamente aquele dente nunca mais o incomodará.

Gosto sempre de fazer uma pergunta simples para ajudar na decisão de extrair ou desvitalizar um dente:

“Se fosse o seu dedo mínimo, pediria para extrair ou pediria ao Médico que fizesse o melhor possível para salvá-lo? E os seus cabelos? Posso cortá-los completamente? “

Normalmente as pessoas preferem manter todos os seus órgãos. Por que com os dentes é diferente? A Medicina Dentária evoluiu tanto que conseguimos devolver ao doente dentes artificias muito semelhantes aos naturais. É uma das poucas áreas onde as próteses são funcionais e estéticas.

Dedos , unhas e cabelos artificiais não parecem tão perfeitos quanto dentes artificiais. E ter uma prótese ou implante é bom? Depende. Se não houver outra opção, sim, é a única hipótese e é uma boa alternativa. Mas se puder salvar os seus dentes. Mantê-los na boca, funcionando, vale sempre a pena. Pense nisto na hora de optar entre desvitalizar ou extrair um dente.

Garantias? Não há em nada que envolva a nossa saúde, infelizmente. Os Médicos gostariam de garantir que os doentes nunca mais teriam problemas de saúde. Nunca seriam diabéticos, nunca seriam hipertensos, nunca iriam partir um dente. Mas só podem recomendar o que consideram mais adequado, respeitar as decisões dos seus pacientes e fazer, em cada caso, o melhor possível.

E então? Deixaria um Médico arrancar um dos seus dentes sem antes tentar salvá-lo?

Fica a dica 😉

Agende agora a sua consulta e cuide da sua saúde oral!

Preencha o formulário abaixo e agende sua consulta hoje mesmo. Nossa equipe está pronta para atendê-lo com cuidado e atenção.