Tagides Medicina Dentária

Vila Franca de Xira - 263 209 176 / Castanheira do Ribatejo - 263 039 841


Vale a pena desvitalizar os dentes?

desvitalizar_dentes

“Vale a pena desvitalizar os dentes?

É muito natural recebermos aqui doentes com dores de dentes, infeções e elementos dentários bastante danificados. Muitas vezes neste caso a única opção é desvitalizar o dente para que ele possa continuar na boca. Ficará sem a polpa, mais conhecida como o “nervo”, mas ficará funcional.

Mesmo desvitalizado um dente continua a ter função mastigatória e estética o que é bom!

A boa maneira do Norte do país: isto tudo é muito bonito mas …. Vai doer? É muito caro? Três consultas ou mais? É garantido que nunca mais vou ter problemas com este dente? E se depois partir?

São tantas as condicionantes que até dá a impressão de que não vale a pena o esforço. Parece mais simples eliminar o problema e extrair o dente. Ficamos logo despachados e livres de dor, de infeção e de correr o risco de ver o nosso investimento ir “por água abaixo” passado um ano ou dois. A extração é uma opção, sem dúvida. Certamente aquele dente nunca mais o incomodará.

Gosto sempre de fazer uma pergunta simples para ajudar na decisão de extrair ou desvitalizar um dente:

“Se fosse o seu dedo mínimo, pediria para extrair ou pediria ao Médico que fizesse o melhor possível para salvá-lo? E os seus cabelos? Posso cortá-los completamente? “

Normalmente as pessoas preferem manter todos os seus órgãos. Por que com os dentes é diferente? A Medicina Dentária evoluiu tanto que conseguimos devolver ao doente dentes artificias muito semelhantes aos naturais. É uma das poucas áreas onde as próteses são funcionais e estéticas.

Dedos , unhas e cabelos artificiais não parecem tão perfeitos quanto dentes artificiais. E ter uma prótese ou implante é bom? Depende. Se não houver outra opção, sim, é a única hipótese e é uma boa alternativa. Mas se puder salvar os seus dentes. Mantê-los na boca, funcionando, vale sempre a pena. Pense nisto na hora de optar entre desvitalizar ou extrair um dente.

Garantias? Não há em nada que envolva a nossa saúde, infelizmente. Os Médicos gostariam de garantir que os doentes nunca mais teriam problemas de saúde. Nunca seriam diabéticos, nunca seriam hipertensos, nunca iriam partir um dente. Mas só podem recomendar o que consideram mais adequado, respeitar as decisões dos seus pacientes e fazer, em cada caso, o melhor possível.

E então? Deixaria um Médico arrancar um dos seus dentes sem antes tentar salvá-lo?

Fica a dica 😉

Marque uma Consulta

Dra. Ilkenia TavaresDra. Ilkenia Tavares - 23 de Outubro de 2016
DIRECTORA CLÍNICA -Médica Dentista OMD 8737- A Dra. Ilkenia Tavares é a Directora Clínica da Tágides. Além de vários cursos de aperfeiçoamento e especialização nas áreas da Ortodontia, Implantologia e Estética Dentária a experiência adquirida ao longo de 30 anos de exercício da profissão constitui uma mais valia para a equipa dos Jovens Médicos Dentistas que fazem parte da Tágides. Dentre as suas funções como diretora clínica uma das mais importantes é o acompanhamento dos casos clínicos realizados pela equipa o que garante a qualidade do serviço prestado e o alto grau de satisfação dos pacientes"

Mais recomendações de; Dra. Ilkenia Tavares »


Partilhar na sua rede social favorita

Comentários