dentes

Doutor, por favor livre-me deste dente! Muitas consultas começam assim.

Depois de dias ou horas com dor de dentes a decisão mais simples e que vai resultar em alívio imediato é eliminar o dente causador do problema.

Esta cena repete-se com alguma frequência na Tágides

 tentamos incentivar os doentes a salvar os dentes e mantê-los na boca. Nem sempre resulta.

Parecendo que não, as consequências de extrair um dente são bastante prejudiciais para a saúde. Não apenas a saúde oral mas a todo o sistema que é o nosso corpo.

Vamos lá à primeira consequência:

os dentes fazem falta para mastigar. Portanto, perder um dente vai de alguma forma dificultar a mastigação dos alimentos.

A boa digestão só é possível se os alimentos forem bem triturados para chegarem ao estômago processados. Má mastigação vai sobrecarregar o estomago, dificulta a absorção dos alimentos, causando problemas de saúde vários.

Quando perdemos um dente, os dentes adjacentes mudam de posição.

Podem surgir espaços onde o alimento se vai acumulando causando cáries e dor nas gengivas. A natureza tenta fazer um novo arranjo na boca com os dentes que sobraram no sentido de ocupar o espaço livre. Daí haver dentes que inclinam, outros que se deslocam para fora, dando a impressão de que “cresceram”.

Tudo isto causa mais problemas na mastigação e na maneira de articular os dentes. A médio e longo prazo as articulações que ligam as duas maxilas, próximas da região do ouvido, podem começar a fazer ruído, o que significa que essas articulações estão a desgastar– se. Isso acontece por causa desta migração consequência da perda de um dente.

Quando o elemento dentário perdido é anterior, ou seja, faz parte do sorriso, passamos a ter um problema a mais: o problema estético.

Cada vez mais um sorriso bonito torna-se um cartão de visita para facilitar relacionamentos sejam estes de trabalho ou afetivos. Um belo sorriso eleva a auto estima e nos deixa mais a vontade para conviver.

E para falar? Os dentes participam na pronúncia de uma série de fonemas

e a falta dos mesmos causa problemas de fonética, má pronúncia de algumas palavras e o incidente muitas vezes desagradável de “sibilar”, soprar.

Por tudo isso, pense na sua saúde e na sua aparência. Uma boa higiene oral é o primeiro passo para ter um sorriso saudável e bonito.

Prevenir é sempre a atitude mais inteligente.

Agende agora a sua consulta e cuide da sua saúde oral!

Preencha o formulário abaixo e agende sua consulta hoje mesmo. Nossa equipe está pronta para atendê-lo com cuidado e atenção.